Kickboxing: pernambucanos conquistam quatro medalhas no México
- Admin
- 16 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 20 de nov. de 2018

Pernambuco trouxe para a casa quatro medalhas no último campeonato pan-americano de kickboxing, realizado entre os dias 23 e 28 de outubro, no México. Uma de ouro e duas de bronze vieram na bagagem do advogado e professor da modalidade Felipe Veras, 29 anos. O lutador começou aos 11 anos, mas descobriu sua paixão pelo tatame fora dele, trazendo o talento para ensinar outros futuros campeões.
Veras é o líder da equipe que leva o seu nome. Integrante da Confederação Brasileira de Kickboxing, recebeu a proposta de representar Pernambuco na Copa Brasil de Kickboxing, em São Paulo, no mês de setembro. Além dele, participaram outros dois instrutores da equipe, Filipe Frota e Matheus Veras, que ganhou medalha de bronze na modalidade point fight. As vitórias de Matheus e Felipe no campeonato nacional, que reuniu representantes de 19 estados, levaram o grupo ao pan-americano.
“A pior parte é correr atrás dos patrocínios. Depois de participar de campeonatos assim é que a gente percebe como nosso estado ainda é amador. Em São Paulo, por exemplo, existem mais entidades preocupadas com o atleta”, lamenta Felipe. O professor conta que o psicológico é muito importante nesses momentos. “É preciso manter o foco, controlar respiração, esquecer tudo que acontece em volta, e colocar em prática todo nosso dia a dia de treino”, completa.
Agora, com a soma de sete títulos para a equipe, o dono da academia Equipe Veras espera conseguir mais apoio do estado e de empesas para crescer e transformar cada vez mais atletas em campeões. “Nós respiramos luta, nossa vida, trabalho e diversão são dentro do tatame. Então esperamos conseguir apoio para poder fazer o que fazemos de melhor”.
Trajetória
Sobre Kickboxing
Segundo a defesa de mestrado de Catarina Santos para a Universidade Técnica de Lisboa, o Kickboxing é um esporte de combate criado pelo americano William Bill Wallace. Na modalidade são utilizados socos, chutes, joelhadas, rasteiras e também técnicas de defesa pessoal.

Henrique Oliveira, estudante de engenharia, pratica Kickboxing a mais ou menos cinco anos. Ele explica que sempre gostou de luta, mas foi nos treinos de full contact em que se encontrou. “O que eu mais gosto na luta é a união da equipe, quando a gente tá treinando todo mundo se ajuda e se esforça para crescer cada vez mais”, conta. Já a estudante de direito Paloma Araújo, 28 anos, conheceu o esporte com o intuito de emagrecer, mas depois pegou gosto pela coisa. “Comecei há quatro anos e me apaixonei”, relata.
por Beatriz Fontes
Comments