Dançar balé facilita o aprendizado e a independência
- Admin
- 27 de nov. de 2018
- 2 min de leitura
Atualizado: 4 de dez. de 2018
Prática esportiva na infância é um fator importante para o desenvolvimento motor e de habilidades sociais

Segundo artigo do professor de educação física Leandro Poersch o esporte é uma parte muito importante do desenvolvimento da criança, facilitando o aprendizado de conceitos básicos da vida, como saber esperar a vez, compartilhar a atenção de colegas e professores, reconhecer e incentivar o esforço e o sucesso dos companheiros, e ficar feliz com as vitórias dos amigos. O estímulo a atividades físicas desde cedo também ajuda a criar o hábito de se mover e exercitar o corpo. Desde cedo, é preciso trabalhar o desenvolvimento motor, o que vai ajudar futuramente nas atividades sociais e acadêmicas. “As atividades esportivas para crianças de até 10 anos de idade devem ter como foco o desenvolvimento das habilidades motoras básicas, como correr, saltar e chutar”, escreve o professor.
“O movimento é o meio que utilizamos para nos expressar, seja falar, caminhar ou gesticular, logo, aprender a mover-se significa aprender a responder adequadamente às demandas do ambiente e a desenvolver atividades funcionais para a independência”, explica Francine Aguiar no artigo Análise postural na prática do ballet clássico infantil. Por esse motivo, é comum ver crianças praticando algum esporte, principalmente por que é uma disciplina obrigatória nos ensinos fundamental e médio. Para as meninas, o mais comum é o balé, e a dança pode trazer vários benefícios como equilíbrio, noção espacial, ritmo e respiração.
Ballet ou Balé?
A escrita correta no Brasil é balé. Mas, apesar da dança ter surgido na Itália, por volta do século 16, toda a nomenclatura, inclusive a palavra “ballet”, é de origem francesa. Após o início nas cortes italianas, os passos e as coreografias do encantador balé se espalharam pela Europa e depois pelo o mundo. Em consequência disso, existem vários métodos de ensino e prática, que se modificam dependendo do país em que se dança. Faça o teste e descubra qual método de balé combina com você!
por Beatriz Fontes
Comments